Em reunião no dia 17 de janeiro de 2012 foi decidida a criação deste blog para a divulgação das atividades da Setorial de Teatro de Florianópolis. O blog tem como objetivo, além da divulgação das atividades realizadas, a difusão das propostas e ações discutidas nas reuniões, já que muitas vezes @s coleg@s do teatro da cidade não podem comparecer nos encontros. Deste modo este é o mais novo canal de comunicação entre a Setorial e seus participantes e também um modo de que a sociedade em geral saiba sobre as discussões e reivindicações d@s trabalhador@s de teatro da cidade.
A Setorial foi fundada há um ano, com a proposta de ser um fórum de reunião e discussão entre @s artistas teatrais da cidade, se propondo a pensar as políticas culturais da cidade e os modos de interação entre diversas instâncias: o poder público, a sociedade civil, produtores culturais, grupos teatrais e artistas autônom@s. As reuniões se estenderam durante todo o ano de 2011, sempre às primeiras terças-feiras de cada mês, conduzidas por Fátima Lima e frequentadas por diversas pessoas do meio. Algumas das ações da Setorial durante o ano de 2011 foram: a presença no Congresso Brasileiro de Teatro, elaboração do edital de Teatro da Fundação Franklin Cascaes e a indicação dos representantes da sociedade civil no segmento teatro no Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Após este um ano de atividades a Setorial tomou a decisão, na reunião de janeiro, de concretizar os planos de consolidação deste fórum de discussão enquanto um órgão estruturado com fim de representar @s artistas de teatro da cidade que desejem participar deste coletivo. Os modelos que no momento guiam a concretização desta decisão são órgãos como a Cooperativa Paulista de Teatro (São Paulo, SP) ou a Rede Itajaiense de Teatro (Itajaí, SC). Estamos ainda em processo de estudo dos procedimentos e ações burocráticas e legais para a realização desta ideia, e por isso duas ações estão previstas para dar prosseguimento aos planos: uma grande reunião dos artistas teatrais da cidade sobre este tema no dia 14 de fevereiro, 19h no Forte Santa Bárbara, no centro de Florianópolis e a apresentação, neste mesmo dia, de modelos que já existem de coletivos teatrais no país para guiar as decisões do coletivo.
Portanto aquel@s que desejam contribuir com informações sobre os modelos de organização de coletivos de artistas teatrais está convidad@ a escrever para este blog, a fim de difundir informações úteis para a concretização destes planos.
Também na reunião de 17 de janeiro, foram levantados os pontos de discussão que são considerados de suma importância para discussão na Conferência de Cultura de Florianópolis, a ser realizada em março de 2012. Foi considerado pelo coletivo de prioridade máxima, a discussão acerca do papel da Fundação Franklin Cascaes na consolidação das políticas públicas culturais na cidade e sua função como gestora de recursos e atividades que fomentem a produção cultural da cidade.
Foi colocado que a eleboração do novo Plano de Cultura da cidade de Florianópolis requer uma Fundação capaz de executar as ações e o planejamento que envolve a implementação do plano, função esta que a Setorial não julga a Fundação Franklin Cascaes no modo como é estruturada hoje capaz de realizar. Dentre as reivindicações consideradas necessárias para uma mudança substancial na estrutura e organização da Fundação Franklin Cascaes que melhor sirva a classe teatral na cidade, foram citadas as seguintes medidas a serem requeridas: a) implementação de um plano de salários e cargos condizentes com as atividades dos funcionários da Fundação; b) abertura de concursos públicos para a entrada de profissionais capacitados do ponto de vista técnico e que possam dar continuidade ao trabalho da Fundação independente das mudanças de governo a cada eleição; c) a consolidação da Fundação enquanto órgão gestor das finanças e cumpridor das políticas culturais da cidade, e não enquanto órgão produtor de eventos que não refletem as necessidades e os desejos dos artistas e população de Florianópolis. Estas medidas, de acordo com os membros da reunião, são prioridades para o desenvolvimento de uma gestão cultural pública em Florianópolis preocupada com o desenvolvimento da área e independente de governos, partidos e influências políticas.
Portanto, é desejo desta Setorial a consolidação de uma Fundação de Cultura para a cidade de Florianópolis que espelhe as metas e diretrizes elaboradas pelo Plano Municipal de Políticas Culturais, uma fundação que tenha capacidade gestora dos recursos e formulação de políticas de interesse coletivo na área da cultura de Florianópolis.
Aquel@s que quiserem contribuir com textos para alimentar este blog estão convidados a escrever, de modo que este seja um canal aberto de comunicação entre Setorial, artistas e cidade. Para publicar textos é necessário mandar o arquivo para o e-mail da Setorial: setorialteatrofloripa@googlegroups.com. Este texto será analisado pelos participantes do coletivo e encaminhado para a publicação.
Por favor também ajudem na divulgação deste blog e das reuniões da Setorial, a fim de reunir um coletivo forte de trabalhador@s de teatro da cidade, pois somente um coletivo fortalecido e atuante pode fazer cumprir e aprimorar as políticas culturais da cidade.
PRÓXIMAS ATIVIDADES
Dia: 14 de fevereiro de 2012
O quê: Reunião da Setorial
Hora: 19 horas
Local: Forte Santa Bárbara – Florianópolis
*Texto escrito por Barbara Biscaro a partir da ata da reunião de janeiro da Setorial.
HOJE TEM REUNIÃO DA SETORIAL!
ResponderExcluirÁS 19H00
NO AUDITÓRIO DO BLOCO AMARELO DO CEART/UDESC
ESPERAMOS VOCêS!
E DIA 21 DE ABRIL TEM REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA SETORIAL PARA DISCUSSÃO SOBRE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS, COM PRESENÇA DE REPRESENTANTES DE CADA AREA.
CONVIDADOS CONFIRMADOS:
NEY PIACENTINI - COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
REDE ITAJAIENSE DE TEATRO
SEBRAE
entre outros