quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SOS CULTURA


Divulgação, através das redes sociais, as demandas e agruras dos servidores da Cultura. Este é o pontapé inicial de nossa luta para 2013. Um instrumento para uma divulgação rápida e de fácil leitura dos principais problemas da Cultura.

A ideia é que essa mensagem chegue à sociedade, jornalistas, artistas, usuários e beneficiários dos nossos serviços, para que tomem conhecimento dos nossos problemas: o risco de extinção do MinC, devido à 53% de evasão, por causa dos baixos salários; 30% do quadro de servidores na iminência de se aposentar nos próximos anos, enquanto 1508 cargos estão vagos.  

O que se percebe é que o Estado tem se apresentado fortemente como repassador de recursos, apoiando eventos por via indireta e programas de incentivo (através da renúncia fiscal), mas tem falhado bastante no sistema de acompanhamento das políticas públicas, no apoio, manutenção e valorização das instituições públicas de Cultura, assim como não valoriza seus servidores. Até hoje não temos um Plano de Cargos decente, com incentivo à qualificação, nossa tabela salarial é um das mais baixas do Executivo, o que provoca esta evasão desenfreada.  

A Cultura, uma área primordial para a identidade de um país, não pode prescindir de políticas públicas e serviços eficientes, o que não é possível sem servidores públicos qualificados e valorizados. 

A convocação é essa: divulgar a nossa luta. COLABOREM! 

Fórum da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário